30 anos sem Vinicius Parte II







Bossa Nova e Afins

Bem vindos, ao melhor da MPB.
Textos e canções.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

" Outra vez sem você
  Outra vez sem amor
  Outra vez vou sofrer
  Vou chorar
  Até você voltar
  Outra vez vou vagar
  Por aí pra esquecer....
  Até você voltar."

 "Outra vez" 
   Tom Jobim


BOSSA NOVA, SUA ORIGEM

A Bossa Nova foi criada com diferente harmonia, poesia mais simples, novo ritmo.
Ritmo é batida como do relógio, do coração. E Bossa Nova é batida diferente do violão, poesia diferente nas letras.
A Bossa Nova é mais intimista, mais refinada, mais alegre, otimista, não começou especificamente num lugar, num evento, numa rua.
Do Brasil foi para o mundo e virou eterna. Quer um exemplo, ouçam a canção "Outra Vez" de Tom Jobim, feita em 1954.
Gravada pela primeira vez por Dick Farney em 1954, no disco sicas Românticas com Dick Farney, pelo selo Continental.
Era a primeira vez que Dick Farney tinha contato com uma música que já era a fase pré- Bossa Nova, ele que foi um dos que pegou a onda começando.
"Outra Vez", continua atual recentemente fez parte da trilha musical da novela Páginas da Vida de Manoel Carlos, um bossanovista apaixonado.




QUANDO A CANÇÃO " BOLERO " VIROU " ANOS DOURADOS ".

Algumas vezes fazer música de encomenda pode não dar muito certo. Tom Jobim recebeu a proposta de fazer 2 músicas para um filme baseado no livro Trilogia do Assombro de Helena Jobim, sua irmã.
As músicas " Passarim " e " Bolero " estavam prontas quando Tom recebeu a noticia de que não haveria filme. Foi dado um novo encaminhamento as músicas, " Passarim " foi incluída na trilha sonora do seriado da TV Globo, O Tempo e o Vento. E " Bolero "  recebeu a letra de Chico Buarque e virou " Anos Dourados "  da mini série de mesmo nome da TV Globo.
O inusitado desta canção na mini série é que, Chico Buarque ficou de fazer a letra, mas não entregou em tempo hábil  antes da estreia da mini série. Como seria estranho colocar a canção com letra depois do programa ter estreado, a música foi ao ar por toda a duração da mini série, com o tema de abertura apresentado apenas em versão instrumental.
Dizem que Tom telefonava todos os dias para cobrar a letra, estes telefonemas persistiram durante todo o tempo que durou o programa. Chico com a perna quebrada e em repouso por conta de uma partida de futebol recebia com alegria a cobrança, era um mais uma oportunidade de conversar com seu grande amigo e ídolo, o "Maestro Soberano".




DICK FARNEY, O CANTOR DA PRÉ BOSSA NOVA.

No final da década de 50, o samba era aquele sambão ou samba batucada ou qualquer outro nome. A batida do violão começava a ser chamada de "quadrada" por vários músicos, mas era o que havia na época.
Por outro lado já havia alguns sopros de renovação, o cantor  DICK FARNEY tocava um piano com extremo bom gosto de grande influência das harmonias americanas. DICK FARNEY empolgava os garotos que já naquele momento enxergavam longe, como Luis Bonfá, Johnny Alf, Carlos Lyra e Roberto Menescal. Apesar de especializado em músicas românticas de autores americanos, como George Gershwin, Cole Porter e Irving Berlin o Cantor de Voz Aveludada também cantava sucessos brasileiros como"Copacabana" ( 1946) de Braguinha.
A admiração dos meninos da Bossa Nova por DICK, vinha do fato também que, ele estava gravando músicas de um compositor jovem que eles gostavam muito, Tom Jobim. DICK FARNEY já havia gravado do compositor,  "Outra Vez", "Tereza da Praia" e "Sinfonia do Rio de Janeiro". 
Em 1959, DICK FARNEY gravou outra música de Tom Jobim, que logo virou sucesso e é cantada até hoje. "Este seu olhar",  juntou a harmonia moderna e poesia intimista de Tom Jobim e se transformou em um grande sucesso de DICK FARNEY. Dando-se o crédito também a "voz de travesseiro" do cantor romãntico.

"Este seu olhar
 Quando encontra o meu
 Fala de uma coisas
 Que eu não posso acreditar
 Doce é sonhar,
 É pensar que você
 Gosta de mim
 Como eu gosto de você"
Tom Jobim sabia que os olhos são a janela da alma, que o olhar diz tudo.



MOMENTO POESIA

As poesias enriquecem as canções e popularizam as melodias. Vinicius de Moraes optou em colocar suas poesias em harmonias que se completavam. Tom jobim foi um grande letrista de suas próprias canções.
Chico Buarque seguiu os passos de seus Mestres e Gurus e fez das suas poesias lindas canções.
Momento poesia, tem sua estréia hoje com a música "Sempre".

SEMPRE (Chico Buarque)


   

 Sempre
Eu te completava sempre
namorei o teu semblante
Até o último momento
Para poder lembrar-te sempre.


Até a próxima
João Cláudio